top of page
Search
  • Carolina Xavier

Como levar seu cachorro do Brasil para Portugal

Viajar com animais pela Europa é tudo de bom, mas precisa de muito planejamento para que obtenha todos os documentos necessários para viagem. A maior parte das informações aqui também se aplicariam a outros países da União Europeia. Porém, como eu fiz o trajeto via Portugal, vou focar neste destino. Observe também que minha viagem foi realizada em Janeiro de 2021 e que essas informações podem mudar... sempre bom confirmar que o processo e requerimentos ainda são os mesmos.








PET PASSAPORTE

Primeiramente, acho importante esclarecer uma informação importante: nenhum país da Europa reconhece o passaporte de animal Brasileiro. O contrário também é verdade: o Brasil não aceita pet passport vindo da Europa.


MICROCHIP

Hoje em dia, muitos pets já são vendidos com microchip, mas caso esse não seja seu caso, precisa obter um para poder viajar para o exterior. Você vai precisar do certificado de microchip para apresentar as autoridades do MAPA na hora que forem verificar os documentos.


VACINA CONTRA RAIVA E SOROLOGIA

Antes mesmo de começar o processo, é importante lembrar que o Brasil é considerado país de zona de raiva e portanto as autoridades europeias são super rígidas com a comprovação que seu pet não carrega a doença. Se o seu pet não é vacinado contra raiva, essa é a primeira coisa que você precisa fazer. Qualquer veterinário pode administrar a vacina, mas o pet precisa ter pelo menos 4 meses de vida. Após a vacinação, tem que se aguardar um período de 30 dias para poder fazer a sorologia (exame de sangue) que comprove que seu animal desenvolveu anticorpos contra a doença. A parte importante aqui é que a sorologia não pode ser enviada para qualquer laboratório; tem que ser um laboratório aprovado pela União Europeia. Como meu cachorro é Inglês e levei ele apenas para passar férias no Brasil (moramos na Inglaterra), eu não tive esse problema, ele já chegou vacinado. Mas isso é importantíssimo. Também deve se levar em conta que após enviar a sorologia para o laboratório, leva-se uns 3 meses para obter o resultado. Ou seja, o processo até ai já levou 4 meses, por isso é tão importante que tudo seja feito com antecedência. Vale notar que a vacina de raiva administrada no Brasil tem validade de apenas 1 ano assim como a sorologia. Se a vacina for dada na Europa e a sorologia também for feita no continente, valem 3 anos.


DOCUMENTAÇÃO

Agora que você já tem a caderneta de vacinação feita comprovando a vacina de raiva, e o laudo ORIGINAL da sorologia comprovando um nível satisfatório de anticorpos, precisa dar inicio a documentação.

O documento mais importante é o CZI, Certificado Zoosanitário Internacional. Esse é o certificado sanitário para a circulação sem caráter comercial de cães, gatos ou furões. Esse documento, você vai preencher, imprimir duas vias e levar até o MAPA no terminal de cargas no galeão. Será necessário marcar um agendamento: (021) 3398-7008 de segunda á sexta feira, de 8am as 16pm. Esse documento NÃO deve ser assinado pelo seu vet particular e deve ser preenchido eletronicamente - documentos preenchidos manualmente não são aceitos. Você encontra o documento aqui. Acessando esse link, basta escolher o tipo de animal, e o destino. Veja também as instruções sobre como preencher neste mesmo link ( Conforme as informações do MAPA, você deve: preencher os campos obrigatórios [I.1] nome, endereço, telefone / [I.5] nome, endereço, telefone / [I.18] – [I.20] descrição da espécie e quantidade de animais / [I.28] identificação dos animais/ Parte II – Transponder, Código do alfanumérico e data de implante, vacinação, nome e fabricante da vacina, Datas de vacinação e revacinação, data da colheita da amostra).

Além do CZI, você deve levar consigo para o seu agendamento no MAPA: Atestado de saúde emitido pelo médico veterinário até 10 dias (ou 15 não tenho certeza, eu fiz com 10) antes da viagem (eles utilizam o AS-1), caderneta de vacinação do pet, comprovante de microchipagem e o laudo da Sorologia Anti-Rábica. Alguns países como Reino Unido também pedem tratamento contra Ecchinococus granulosus porém para Portugal não é necessário. Eles são bastante rígidos, então confirme 3 vezes que você está levando tudo e que tudo foi preenchido corretamente.

Sobre a volta ao Brasil.. eu não moro mais no país portanto eu não retornei. Mas, li na minha pesquisa que este certificado é valido por apenas 60 dias.


CHEGANDO NO MAPA

O Mapa fica no terminal de cargas do Galeão. Tem um estacionamento, e o escritório fica em um prédio colado ao estacionamento. Quando você chegar, vão pedir para se identifique na recepção - será necessário mostrar um documento seu. Depois você vai subir para o segundo andar, sala 203. Entregue todos os documentos. As autoridades iram revisar tudo. Tudo estando em ordem, vão assinar e carimbar o seu CZI - este é o único documento que as autoridades portuguesas vão olhar na chegada.


ANTES DE VIAJAR

Entre em contato com a companhia área e envie a cópia do seu CZI para que eles vejam a documentação. Há uma taxa a pagar em euros (40€) quando entrar em Portugal com seu animal, com cartão bancário ou por transferência para a conta da DGAV, cujos dados são os seguintes:

NIB DA CONTA: 078101120000000778496

SWIFT BIC: IGCPPTPL

IBAN: PT50078101120000000778496

O DGAV - Autoridade Veterinária de Portugal - se encontra na sala de bagagens perto do Tapete 9 (logo atrás, antes da rampa), onde deve dirigir-se com o seu animal e a documentação, para o controle.



Mais informações podem ser acessadas neste documento do departamento de agricultura do governo aqui.


NA VIAGEM

Leve tudo o que for precisar para o seu animal de estimação, incluindo potinho para água, lencinho impermeável, comida, brinquedo... o que for precisar. Cheque com a companhia area quais são as restrições (como por exemplo, se seu cachorro vai com você na cabine, qual tamanho da "casinha de viagem" permitida).


Espero ter ajudado! É um longo processo, mas vale a pena!!


12 views0 comments

Comments


bottom of page